Blogueiro: Wellington Melo
Os times brasileiros começaram a disputa para chegar até a elite do
futebol em meados da década de 80, quando a Série B era denominada de
Taça de Prata. Muitas reformulações de tabela e regras aconteceram para se chegar até
2006 quando o Brasileirão da Série B iniciava os moldes que segue até
hoje, com a disputa em pontos corridos, onde os quatro melhores sobem para a
Série A e os quatro últimos amargam a queda para a Série C.
Ontem, sexta-feira (08/05), o Brasileirão da Série B começou com alguns
jogos da primeira rodada. Aquela velha receita de algumas competições
está presente: um time grande, alguns favoritos para o acesso, outros sãos
coadjuvantes e existem aqueles que brigarão para não serem rebaixados para a
terceira divisão.
Bom, sem fanatismo e sem a emoção do lado de torcedor alvinegro, posso afirmar que o time grande e favorito desta competição é o Botafogo de Futebol e Regatas. O Glorioso desceu para segundona em 2014, mas já mostrou a sua força neste
início de temporada quando foi campeão da taça Guanabara, depois chegou a
final do Carioca e ficou com o título de vice campeão.
Além do Botafogo, outros grandes clubes favoritos são: Bahia, Vitória, Ceará, Paysandu, Criciúma e CRB. Atlético-GO, Paraná, Santa Cruz e Náutico correm por fora.
Por que o Botafogo é favorito? Primeiro, porque sempre esteve na elite do futebol brasileiro. Segundo, porque é clube grande, bi campeão brasileiro da série A e o clube que mais revelou jogadores para a seleção canarinho. Além da sua história de grandeza, o Botafogo é um dos favoritos porque uma grande equipe começa com um excelente goleiro; e o Fogão tem três grandes goleiros a nível de seleção. E o que mais impõe respeito aos adversários, além da camisa estrelada gloriosa, é o fato do clube ter conseguido chegar as finais do campeonato carioca, deixando para trás o Fluminense e o Flamengo que estão na série A e com elencos muito mais caros e qualificados que o atual grupo alvinegro. O certo é que o Botafogo começa hoje a caminhada difícil rumo a volta a série A; vai com tudo para cima dos adversários e é o clube grande desta competição em 2015. Quem viver, verá!
Por que o Bahia é favorito? Um campeão brasileiro
sempre é dado como favorito a voltar para a elite do futebol. O Bahia
reverteu um placar adverso na final do baiano e conseguiu o título. Foi
vice da Copa do Nordeste. Por tudo isso deve voltar a série A.
Por que o Ceará é favorito? É o atual Campeão da Copa do Nordeste. Tem tradição na série B e sempre está brigando pelo acesso, nos dois anos esteve próximo de subir e deixou escapar a vaga no final. Outro fator importante é a torcida do vovô, uma das maiores do Nordeste e que faz a diferença no Castelão.
Por que o CRB é favorito? É um clube grande do futebol nordestino e um dos que mais disputou a série B, junto com o Ceará. O Galo alagoano chegou a passar 15 anos consecutivos na série B e conhece bem essa competição. É o atual campeão do seu Estado, fez contratações pontuais e tem uma torcida grande e apaixonada. Apesar de ser considerado pela mídia do Sul e Sudeste como um time que briga para não cair, eu acredito e tenho certeza que vai brigar pelas primeiras posições.
Por que Vitória, Paysandu e Criciúma também são favoritos ao acesso? Porque são clubes que já estiveram por várias vezes na série A, são grandes em torcida e tem elencos competitivos. Brigam por fora e podem surpreender na reta final.
Por fim, façam suas apostas. Na minha análise sobe o Botafogo como campeão da competição, Bahia, Ceará e CRB.
Abraço e saudações botafoguense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário