segunda-feira, 4 de agosto de 2014

NO LIMITE: BOTAFOGO VIVE A PIOR CRISE POLÍTICA E FINANCEIRA DA HISTÓRIA DO CLUBE

Bloqueio de receitas, salários atrasados, dívida milionária e diretoria amadora pode levar o Botafogo a falência

Blogueiro: Wellington Melo

Manchetes dos jornais repercutem a crise no Botafogo
A crise financeira dos clubes de futebol no Brasil é grave e motivo de debate no congresso nacional. No Botafogo a situação financeira é extremamente delicada. Salários atrasados, uma dívida milionária, diretoria amadora e omissa, agravam mais ainda a crise financeira e administrativa do nosso glorioso Botafogo.
De quem é a culpa? Atribuir exclusivamente a atual diretoria é um equívoco. Ao longo dos anos e nas gestões passadas as dívidas cresceram substancialmente. Dirigentes irresponsáveis, incompetentes e sem experiência levaram o Botafogo para esse caos financeiro. E o pior, ninguém foi responsabilizado e punido por tantos desmandos administrativos no clube da estrela solitária.
O atual presidente Maurício Assumpção é acusado pelos seus opositores de aumentar significativamente a dívida do Botafogo em sua gestão e ter levado o clube a constantes atrasos de salários, exposição pública dos problemas financeiros e a falta de credibilidade no mercado do futebol. O certo é que ninguém isenta o presidente de culpa pelo momento delicado do Botafogo. A torcida, em sua maioria, o acusa de omissão, incompetência e falta de transparência na sua gestão. O ambiente alvinegro é o pior possível. Ameaça de debandada de jogadores por falta de pagamento de salários e a situação do time no campeonato brasileiro preocupa a todos, principalmente, aos torcedores. 
A cada dia o quadro se agrava e está ficando insustentável no ambiente botafoguense. O presidente, sumiu! Os jogadores estão no limite da tolerância pela falta de perspectiva de uma solução para o pagamento dos salários atrasados. Sem recursos e com as receitas bloqueadas pela justiça a situação fica insustentável e o clube pode fechar as portas. Isso é fato.
É hora de mobilização por parte de todos os botafoguenses. A saída do presidente pode ser o primeiro passo para se buscar uma solução para amenizar a crise. Ele está isolado e sem credibilidade. O Botafogo está agonizando e os verdadeiros alvinegros precisam se mobilizar para ajudar o clube nesse momento difícil, a beira da falência. 
Jogadores e torcedores fazem pacto em defesa do Botafogo
O programa de sócio torcedor poderia ser a saída para amenizar a situação financeira do clube, no entanto o torcedor não confia na atual gestão e a falta de transparência por parte dos dirigentes afasta os alvinegros de General Severiano. Somos mais de quatro milhões em todo Brasil e precisamos fazer um pacto de solidariedade para tirar o Botafogo da crise. Para isso precisamos de uma liderança no Botafogo que passe credibilidade e convoque a torcida para ajudar o clube, principalmente, na questão dos salários atrasados dos atletas e funcionários.
A situação de crise e endividamento não é uma peculiaridade do Botafogo. Todos os grandes clubes do futebol brasileiro estão atolados em dívidas. No entanto, para o Botafogo o quadro administrativo e financeiro se agravou com o bloqueio de receitas e o atraso de salários. Veja a seguir o ranking do endividamento dos principais clubes brasileiros.


INFO - Balanço clubes - Endividamento (Foto: Editoria de arte)

Alvinegros, quantos somos? 

Pesquisa recente coloca o Botafogo entre os dez clubes com mais torcedores no País. Somos mais de 4 milhões de alvinegros apaixonados, fiéis e que pode ajudar o clube a sair do buraco financeiro. Cadê o trabalho da diretoria de Marketing? E qual o papel das chamadas "torcidas organizadas" nesse momento de crise? Onde estão os verdadeiros alvinegros, as lideranças e os conselheiros do clube? Não basta protestar e criticar. É preciso tomar decisões, ter atitude e unir forças em prol do Botafogo. Somos uma nação de torcedores alvinegros de um clube com mais de cem anos de história e glórias no futebol brasileiro. 
Acorda, torcida botafoguense!


Pos. Clube Torcida Torcida (milhões)
Rio de Janeiro Flamengo 18% 36.475.167
São Paulo Corinthians 14% 28.369.574
São Paulo São Paulo 8% 16.211.185
São Paulo Palmeiras 6% 12.158.389
Rio de Janeiro Vasco 5% 10.131.991
Rio Grande do Sul Grêmio 4% 8.105.592
Minas Gerais Cruzeiro 3% 6.079.194
São Paulo Santos 3% 6.079.194
Rio Grande do Sul Internacional 3% 6.079.194
10º Minas Gerais Atlético Mineiro 2% 4.052.796
10º Rio de Janeiro Botafogo 2% 4.052.796
10º Rio de Janeiro Fluminense 2% 4.052.796
13º Bahia Bahia 1% 2.026.398
13º Bahia Vitória 1% 2.026.398
15º São Paulo Portuguesa 1%(**) 2.026.398 (quase)
15º Pernambuco Sport 1%(**) 2.026.398 (quase)

APELO AOS JOGADORES DO BOTAFOGO: "JOGUEM POR NÓS"

Amor não enche barriga e nem paga as contas dos atletas. No entanto, a torcida reconhece o profissionalismo dos jogadores do Botafogo diante da crise e a falta de definição, por parte da diretoria, no encaminhamento de uma solução para o problema que se arrasta por vários meses.
Apesar do grave problema financeira, os atletas tem honrado a camisa alvinegra e lutam em campo para conseguir resultados positivos para tirar o time da zona perigosa na tabela. Foi assim diante do líder Cruzeiro quando os jogadores mostraram muito empenho, raça e conseguiram o empate que agradou e surpreendeu aos torcedores alvinegros.
Até quando isso vai durar, não sabemos! Mas vale destacar o profissionalismo dos atletas e o respeito que eles têm pelo torcedor botafoguense no momento em que o clube mais precisa da união de jogadores e alvinegros. Parabéns ao grupo de atletas e a comissão técnica.
Veja os lances e gols de Botafogo 1 x 1 Cruzeiro pela 13ª rodada do Brasileirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário