Transferência do jogador para o CSKA da Rússia causa revolta na torcida botafoguense
Blogueiro: Wellington Melo
Ontem recebi uma ligação telefônica de um amigo botafoguense que reside no Rio de Janeiro, Cláudio Roberto, indignado com a negociação do atleta Vitinho, ao CSKA da Rússia por 10 milhões de euros. Em suas ponderações o botafoguense questionava a transferência do jogador e a postura da diretoria alvinegra, principalmente, do presidente Maurício Assumpção. Na ocasião ele perguntava: Wellington, os dirigentes do Botafogo são incompetentes ou coniventes com essa situação? - E eu lhe respondi: provavelmente, os dois.
Mas não foi só o Cláudio Roberto que ficou perplexo e revoltado com a saída do jovem talento alvinegro. Manifestações idênticas foram expressadas pelos botafoguenses de todo País. "O Beto Barreiro da Confraria foi bombástico na sua avaliação: a culpa é da diretoria, eu sempre disse que não acreditava na gestão Maurício Assumpção. Estamos à beira do colapso total no Botafogo. Falta competência, transparência e seriedade dessa diretoria" conclui o torcedor.
O fato é que o negócio pegou todo mundo de surpresa e foi muito estranho a saída do jogador as vésperas de um jogo importantíssimo pela Copa do Brasil.
Segundo o ex-presidente Augusto Montenegro o episódio foi interpretado como um verdadeiro sequestro por parte dos agentes do atleta. "Houve uma pressão tremenda da Traffic e de um empresário chamado
Miguel, que fez a cabeça do jogador tirando na marra. Querem que
ele viaje imediatamente para fazer exames. Quase sequestraram o menino
para tirá-lo da concentração, poucos dias antes de um jogo importante",
disse Montenegro, em entrevista à Rádio Tupi.
"No meu entendimento se ficar confirmado a tese de sequestro, o caso passa a ser de polícia. Concordam? Afinal o jogador tinha vínculo empregatício com o clube e foi tirado da concentração em pleno exercício da atividade profissional sem que a multa rescisória tivesse sido paga". E aí, como fica essa situação?
"EMOCIONANTE! BOTAFOGO NÃO É LUGAR PARA COVARDES"
Para muitos torcedores botafoguenses que se manifestaram nas redes sociais e para alguns analistas esportivos, as críticas foram direcionadas para diretoria do Botafogo que foi classificada como omissa e incompetente nas investidas do empresário do atleta. Ainda na avaliação de grande parte da torcida era preciso agir rápido, a diretoria tinha que ter conversado com o atleta e seus agentes, propor aumento de salário e da multa rescisória. Caso os dirigentes não provem ao contrário, fica evidente que faltou habilidade e determinação da diretoria para tentar manter o Vitinho até o final da temporada. O lamentável é que o Botafogo perdeu o jogador no momento errado e pelo valor abaixo do mercado. Vitinho era a revelação do campeonato brasileiro; vivia o melhor momento da sua carreira; era considerado um dos principais jogadores do elenco; uma joia preciosa que poderia se valorizar muito mais no final do ano, possivelmente o triplo do valor atual.
Enfim, o caso ficou marcado pela grande revolta da torcida botafoguense contra a diretoria. Palavras de ordens foram direcionadas aos dirigentes e ao jogador: "mercenários; fora safado M.A; o amor acabou; maior roubo da história". Mas não adianta o torcedor, no calor da emoção, protestar pichando o muro da sede ou com atos de vandalismo contra o patrimônio do clube. A torcida tem o direito e a obrigação é de cobrar esclarecimentos da diretoria administrativa e dos conselhos deliberativo e fiscal sobre a real situação financeira do Botafogo.
Para concluir toda essa questão envolvendo à venda do Vitinho, o pior ainda pode acontecer: o Botafogo vende o jogador e o dinheiro não entra nos cofres do clube. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) entrou com pedido na 4ª
Vara de Execuções Fiscais na Justiça Federal para bloquear boa parte da
verba da transferência de Vitinho do Botafogo para o CKSA, da Rússia. A
transferência tem de ser concretizada até o fim da semana por conta do
encerramento da janela de transferências internacionais na Europa. Lembram das negociações de Filipe Gabriel e Andrezinho? A grana ficou penhorada pela justiça. Que situação!
VITINHO
|
Foto: Reprodução da Internet |
Uma jovem revelação do Botafogo com apenas dezenove anos de idade. Um garoto simples, pobre e bom caráter. Um craque de bola. Na minha avaliação o atleta não tem culpa da saída dele do Botafogo. Trata-se de um garoto que pensou unicamente no seu futuro profissional e financeiro. No lado profissional, acredito que nem tanto. Mal orientado por empresários mercenários, Vitinho tomou uma decisão precipitada e imediatista. Vai ganhar muito dinheiro, vai! Porém, se ele tem um pouco de paciência e esperasse o momento melhor da sua carreira poderia chegar a seleção brasileira e se valorizar muito mais no mercado internacional.
Com a saída prematura do jogador quem mais perdeu foi o Botafogo. O campeonato brasileiro também não terá mais o talento da revelação da competição. E o torcedor do Botafogo está bastante decepcionado, revoltado e desmotivado com a postura amadora da diretoria e o desfecho da saída de vários jogadores (Jadson, Filipe Gabriel, Andrezinho e agora o Vitinho). Será o desmanche do elenco em pleno andamento do primeiro turno do Brasileirão?
Boa sorte ao Vitinho e vida que segue para o Botafogo.
REVIRAVOLTA NA TRANSFERÊNCIA DE VITINHO
CLUBE PORTUGUÊS IGUALA PROPOSTA DO CSKA E PODE MANTER VITINHO NO BOTAFOGO ATÉ O FIM DO ANO
O Porto entrou na briga pelo meia-atacante e fez uma proposta oficial de igual valor a do CSKA e ainda pretende manter o jogador no Botafogo até o final do campeonato brasileiro.
A Diretoria está reunida com os representantes do clubes português e do jogador, e tenta fechar a ida do atleta para o Porto.
Segundo informações o Porto pretende pagar R$ 31 milhões pelos direitos econômicos do atleta e oferece R$ 500 mil por mês de salários. A decisão está nas mãos do jogador e pode ser anunciado a qualquer momento pelas partes interessadas.
Estamos na torcida para que o negócio com o clube português se concretize e o Vitinho permaneça no Botafogo até o final da temporada. Esta seria a forma honrosa do atleta deixar o clube, pela porta da frente, quem sabe com o título brasileiro e o reconhecimento da torcida alvinegra.
Saudações botafoguense!