sexta-feira, 30 de março de 2018

FLAMENGO 0 X 1 BOTAFOGO: O CHEIRINHO CONTINUA

Raça e determinação em campo, assim foi o Glorioso contra o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca

Por: Wellington Melo

Mais um clássico para ficar na história dos confrontos entre Botafogo e Flamengo. O alvinegro venceu o rubronegro com um golaço de Luiz Fernando, aos 38 minutos do primeiro tempo, em pleno Maracanã, e eliminou o favorito Flamengo da decisão do campeonato carioca de 2018. 
Foi o jogo da superação. Os guerreiros alvinegros lutaram até o último minuto da partida com muita determinação e disciplina tática. O time do cheirinho jogava pelo empate, era favorito e tinha a confiança do torcedor rubronegro que era a maioria no Maraca. No entanto quem brilhou foi o alvinegro da estrela solitária com uma atuação perfeita diante do poderio do adversário que tem um elenco muito qualificado, milionário e com jogadores mais experientes. Mas futebol não se ganha, nem se perde na véspera. Jogo é jogado em campo e só acaba no apito final. A vitória do Botafogo foi merecida pela humildade dos atletas, pela luta e entrega coletiva dos jogadores em busca do resultado que daria a classificação diante de um adversário que se achava imbatível e que humilhou o alvinegro quando venceu o último clássico pelo taça Guanabara. 
O glorioso fez uma atuação de gala, o sistema defensivo foi perfeito e a entrada do experiente zagueiro Carli fazendo dupla com o General Igor Rabelo deu mais solidez a equipe. Os alas Marcinho e Moisés foram os destaques da partida, tanto na marcação como no apoio ao ataque. Marcelo, Lindoso, Renatinho, Luiz Fernando e Valência foram uns monstros no meio campo, anularam as principais peças de criação do adversário e criaram boas jogadas de contra-ataques. Brenner foi discreto, porém muito útil na partida e bem lá na frente. Jefferson voltou a ser o nosso paredão, usou da experiência para esfriar o jogo e fez grandes defesas. Já o técnico Alberto Valentim foi cirúrgico na formação da equipe e no sistema de jogo adotado contra o arquirival. Ele teve um papel importante e decisivo na partida quando promoveu a entrada de Carli na zaga, colocou o Marcelo como Homem de proteção a frente dos zagueiros dando mais liberdade para Rodrigo Lindoso auxiliar o meio campo na criação das jogadas. Renatinho foi outra grata surpresa pelo meio, Luiz Fernando foi o destaque naquele setor e Valência formou o quarteto com uma boa atuação no jogo. 
A classificação foi sofrida, porém merecida. Agora o Botafogo decidirá o título em dois jogos contra o Vasco que eliminou o Fluminense. O primeiro jogo será domingo (01/04), às 16 horas, no estádio Nilton Santos, e o segundo jogo no outro domingo (08/04), às 16 horas, no Maracanã. 
Ao torcedor do Flamengo só resta assistir a decisão no sofá. O chororô é livre e o cheirinho continua...

Veja o gol de Luiz Fernando e os melhores momentos da partida


Avante Fogão! Rumo ao título de campeão carioca de 2018