sábado, 18 de abril de 2020

CONFRARIA DO BOTAFOGO COMPLETA 10 ANOS DE HISTÓRIA, AMOR E PAIXÃO PELO CLUBE DA ESTRELA SOLITÁRIA

Por Wellington Melo

Associados por um sentimento de amizade, carinho e respeito um grupo de 'amigos/irmãos' se unem e criam a Confraria do Botafogo em Alagoas

Em 18 de abril de 2010 aconteceu o primeiro evento oficial dos amigos botafoguenses de Alagoas denominado "Confraria do Botafogo". Este fato histórico para o grupo de apaixonados alvinegros foi marcante e aconteceu no dia da final do campeonato carioca do ano de 2010, em um domingo muito especial, ensolarado, de muitas energias positivas e que deu início a trajetória desses dez anos da Confraria. Naquele dia estava escrito nas estrelas: "O Botafogo seria o Campeão Carioca". E foi!

Após três anos consecutivos como vice em 2007, 2008 e 2009, perdendo o título para o arquirrival rubro-negro e em alguns anos de forma injusta, com arbitragem polêmica e tendenciosa, naquele 18 de abril de 2010 tinha que ser diferente. Até hoje na história do futebol carioca o Botafogo é o único clube tetra campeão estadual. Vencer aquela final era muito importante, tinha um sabor muito especial pois quebrava a sequência de títulos e impedia o tetra do rival. E assim brilhou a estrela do Glorioso. Os deuses do futebol iluminaram cada jogador e o elenco foi contagiado pela energia positiva da torcida alvinegra. A história todos já conhecem, Botafogo Campeão Estadual de 2010 em cima do tradicional rival Flamengo, e o melhor, com o gol espetacular e humilhante de cavadinha do artilheiro Loco Abreu.

Assista ao vídeo e reveja os gols do título, o início da Confraria do Botafogo, a comemoração e a festa dos alvinegros




CONFRARIA DO BOTAFOGO - O INÍCIO

Segundo o fundador e primeiro Presidente da Confraria, Gilmar Monteiro, a Confraria teve início por acaso. Nada foi projetado. O Gilmar Fogão, como é conhecido em todo Estado de Alagoas, é daqueles botafoguenses loucamente apaixonado pelo clube da estrela solitária. Ele relata em depoimento que a Confraria surgiu por um acaso do destino e ele protagonizou os primeiros momentos com o seu carisma e jeito irreverente de torcer pelo Botafogo que chamou a atenção de amantes do futebol que frequentavam o bar do Gordo. Gilmar morava em frente ao botequim e sempre que tinha jogo do Fogão ele estava presente, insistia para passar o jogo do Botafogo no canal da televisão e o Gordo atendia aos seus apelos, pois o cara morava em frente ao estabelecimento, era cliente assíduo e atraia outros clientes para o bar.  Quem conhece o Gilmar sabe da sua alegria interior, do carisma, da paixão e amor pelo Botafogo. Gilmar contagiava a todos no bar, inclusive os torcedores de outros clubes. Ele assobiava, cantava o hino do Fogão na íntegra, pulava na hora do gol, ajoelhava-se nos momentos de sofrência. Enfim, o "Maluco beleza" chamava a atenção de todos com o seu jeito irreverente de torcer e demonstrar sua paixão pelo clube do coração. 
E assim, de forma natural, graças ao ilustre botafoguense Gilmar Monteiro a notícia de um local, em Maceió, que passava os jogos do Botafogo se expandiu pelo o Estado de Alagoas e surgiu a Confraria do Botafogo em 18 de abril de 2010.  
Parabéns, Gilmar Fogão! Hoje completa dez anos da fundação da Confraria e celebramos também esta data por ser o dia do seu aniversário. Receba um abraço carioso de todos os confrades e o desejo de vida longa com saúde e paz. 



"Certo dia sai de casa para assistir o jogo do Botafogo em algum bar da cidade. Passei em alguns bares tradicionais que passava jogos, porém não estava passando o jogo do Botafogo. Parei em um deles e perguntei se alguém sabia onde tinha um bar que passava jogos do Fogão e me falaram do bar do Gordo. Não conhecia, perguntei onde era e fui até lá. Passei no local e no primeiro momento relutei em parar, porém o que me chamou a atenção foi um camarada com a camisa do Botafogo, assobiando, gritando, catando o hino e com uma alegria contagiante que não pensei duas vezes e parei no boteco.  Esse cara era o Gilmar Fogão! E a partir daquele momento sempre assisti aos jogos do Glorioso com essa turma da Confraria", depoimento do confrade Tutmés Airan.

"Sou carioca, botafoguense, vim morar e trabalhar em Alagoas, porém nunca imaginei de encontrar por aqui uma galera tão apaixonada pelo Fogão. Quando comecei a frequentar e conhecer a turma da Confraria me identifiquei de imediato e hoje sou muito grato por conviver com essa família de amigos botafoguenses. Pra mim é uma honra e satisfação imensa fazer parte deste grupo seleto de alvinegros ao longo desses anos. A confraria faz parte minha vida", relato do confrade Ricardo Palhares.

E viva essa paixão, Botafogo sempre no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário